Diversos Economia Notícias Política Sociedade

Hoje é Dia da Europa!

Neste dia especial para todos os europeus, apresentamos alguns marcos da história recente do “velho continente”.

Todos os anos, no dia 9 de maio, comemora-se o dia da Europa, uma efeméride dedicada ao festejo da paz e da unidade do continente europeu.

A UE, na altura denominada CEE (Comunidade Económica Europeia) foi criada logo após a Segunda Guerra Mundial. A intenção inicial era incentivar a cooperação económica e reduzir os riscos de conflitos.

A ideia da União Europeia começa em 1950, num discurso de Robert Schuman, onde o então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês expõe a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa. A visão de Schuman leva à criação da Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA).

Em 1958 foi criada a Comunidade Económica Europeia (CEE), constituída por seis países: Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos.

Em 1973  dá-se o primeiro alargamento, com a adesão da Dinamarca, da Irlanda e o Reino Unido.

A adesão de Portugal à União Europeia acontece a 1 de janeiro de 1986, em conjunto com os “nuestros hermanos” de Espanha.

Nesses tempos, consideravam-se como principais vantagens da integração de Portugal na União Europeia:

  • Os fundos estruturais recebidos da CEE, que permitiram a modernização do setor produtivo;
  • Uma evolução positiva da economia portuguesa, verificando-se um efetivo desenvolvimento económico;
  • A nível social, a adesão permitiu-nos maior facilidade em viajar, trabalhar e estudar, com a livre circulação de pessoas e bens.

Atualmente, a União Europeia é uma união económica, política e social, constituída por 28 países que, em conjunto, abarcam grande parte do continente europeu.

Em 2016, são muitos os desafios que se colocam à União Europeia, entre eles destacamos: a crise do refugiados, a possível saída do Reino Unido e a crise financeira instalada na Europa desde 2008.

Para relembrar a entrada de Portugal na União Europeia, então CEE, reveja este video da RTP.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *