Notícias Política

Tomar: 2017 é ano de eleições Autárquicas

Que podem os tomarenses esperar das próximas eleições Autárquicas?

Atualmente, o concelho de Tomar tem mais de 37 mil eleitores. Há quatro anos, o PS, encabeçado por Anabela Freitas, obteve maioria absoluta em coligação com a CDU, terminando com mais de 15 anos de gestão social-democrata na autarquia.

Em 2017 volta a haver eleições. Por isso, a Tomar TV mostra-lhe quem foram os candidatos do último sufrágio e quais já se sabe que vão disputar o sufrágio deste ano nas eleições Autárquicas, a realizar entre setembro e outubro.

 

Os candidatos

PS – “Podem contar com o empenho do PS Tomar para essa vitória. Tomar não pode voltar ao passado” – Anabela Freitas 

A 16 de Janeiro de 2016, Anabela Freitas (atual Presidente da Câmara Municipal de Tomar) anunciou a sua recandidatura durante o almoço de ano novo do PS e perante cerca de uma centena de militantes.

O mandato foi conturbado, marcado por várias medidas polémicas e mudanças na Câmara Municipal — como a saída do vereador Rui Serrano ou do chefe de gabinete Luís Ferreira, que mais tarde viria a acusar de violência doméstica.

 

PSD – “Sei que as pessoas anseiam para que o PSD regresse ao poder na Câmara Municipal de Tomar” – João Tenreiro

Ainda sem candidato apresentado, o PSD foi o principal derrotado nas eleições de 2013, na altura liderado por Carlos Carrão. João Tenreiro é, atualmente, o líder da oposição ao executivo camarário.

Numa entrevista à Tomar TV em 2016, o presidente do PSD Tomar apelou à população para que não ficasse em casa nas próximas Autárquicas e referiu que “vale a pena acreditar em Tomar”.

 

CDU (PCP + PEV)

Em 2013, a CDU,  liderada por Bruno Graça, obteve 1827 votos e formou coligação com os socialistas, de forma a permitir uma maioria absoluta na Câmara Municipal de Tomar.

Durante o mandato, o único vereador eleito assegurou os pelouros de Espaços Verdes, Protecção Civil e Economia Local.

Foi um dos principais responsáveis pela reabertura do Mercado Municipal, depois do encerramento em 2010 pela ASAE. Até ao momento ainda não foi apresentado nenhum candidato desta força política para as próximas Autárquicas.

 

IpT – Independentes por Tomar

Os Independentes por Tomar ainda não apresentaram um candidato para este ano.

Em 2013, o grupo de independentes, liderado pelo antigo autarca Pedro Marques, obteve cerca de 15,6% dos votos, elegendo um vereador.

 

MPT – Partido da Terra

Com mais de 1300 votos espalhados pelo concelho, o Partido da Terra foi uma das surpresas das eleições Autárquicas em 2013.

Flávio Nunes, com o slogan “Eu tive coragem para avançar. E você, vai ter coragem para votar?”, foi o candidato mais jovem do país ao cargo de Presidente da Câmara, motivo que chegou a ser notícia nacional.

É em regime de surpresa que ainda continua o nome do candidato desta força política para 2017.

Por razões de transparência, incumbe-nos o dever de informar que Flávio Nunes desempenha, à data, funções de diretor-geral na Tomar TV.

 

Bloco de Esquerda

Ainda sem candidato apresentado para 2017, o Bloco de Esquerda obteve um resultado de 585 votos nas últimas eleições autárquicas. Concorria, na altura, Rui Coutinho.

 

CDS-PP – Nuno Ribeiro

Em 2013, o CDS-PP foi o partido menos votado, obtendo o pior resultado das Autárquicas em Tomar. O blog Tomar na Rede classificou-o mesmo de “um resultado desastroso”. Na altura, o candidato era Ivo Santos.

Este ano, o Partido Popular está de cara lavada e pronto para avançar com um novo candidato: Nuno Ribeiro, de 44 anos, já apresentou a candidatura.

 

Resultados

Veja aqui os resultados das Autárquicas de 2013:

Gráfico: Eleições Autárquicas de 2013

 

Datas de Votação

De acordo com o calendário da Comissão Nacional de Eleições, a votação realizar-se-à entre setembro e outubro deste ano.

Nota: A ordem escolhida para apresentação dos vários partidos e movimentos políticos (PS, PSD, CDU, IpT, MPT, BE, CDS) foi definida conforme a percentagem de votação nas eleições autárquicas em 2013.

Sérgio Aleluia
Sérgio Aleluia
Jornalista e 'News Anchor'
http://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *