Opinião

Editorial: Como se faz um portal regional de referência

Flávio Nunes. “O nosso novo site, ainda mais moderno, prova que o compromisso se mantém: a Tomar TV é o portal de todos os tomarenses.”

A história por detrás da Tomar TV é do conhecimento geral. Já a contei aqui: o canal nasceu perto do final de 2013, como um projeto para experimentar novos conceitos e formas de comunicar. Menos conhecida é a forma como foi criado o site da Tomar TV em que o leitor ou leitora está neste preciso momento. É que o lançamento do portal “tomartv.com” só aconteceu muito tempo depois. Praticamente um ano. O primeiro artigo, com o título “Tomar TV tem novo website!”, tem apenas três parágrafos e data de 22 de agosto de 2014.

Dele, destaco a seguinte frase: “O site (…) promete ser um espaço de publicação de conteúdos de qualidade.” Dito e feito. Se já nessa altura a Tomar TV se afirmava como “um canal de confiança”, hoje podemos dizê-lo com toda a certeza. Podemos ir ainda mais longe e dizer que o portal em que diariamente trabalhamos é hoje um importante órgão de comunicação social local e um dos sites mais acedidos da região. Com o passar do tempo, apercebemo-nos dessa responsabilidade. E levamo-la muito a sério.

Desde essa altura, o site foi sendo alvo de grandes melhoramentos. Era lento e incompatível com alguns dispositivos. Assim foi durante vários meses, até decidirmos dar um passo em frente e apostar num novo servidor, português, muito mais rápido do que o anterior. A blogosfera tomarense fervia e alguns órgãos de comunicação social acomodavam-se no seu espaço, estagnados. Apercebendo-se da nossa existência, começaram a corrida ao online. Não é por acaso que vários meios locais investiram na modernização dos seus serviços na rede poucos meses depois de termos lançado o nosso site.

Fomos crescendo. Tentando, fazendo. Angariámos um público enorme nas redes sociais e fomos pioneiros de várias formas: os primeiros a transmitir vídeo para o Facebook, os primeiros a transmitir imagens aéreas em direto, os primeiros — e, até agora, únicos — a apostar nas modernas tecnologias de aceleração da Google (AMP) e do Facebook (Instant Articles). Somando a dedicação que distingue a nossa equipa e com a qualidade dos nossos conteúdos, tudo isso fez de nós líderes da informação e do vídeo a nível regional. O nosso público sabe perfeitamente do que estou a falar.

A par disso, lançámos também um espaço de opinião — este mesmo, onde está agora. Angariámos colaboradores com ideias plurais, da esquerda à direita do espetro político. Escrevemos editoriais (como este que está a ler) e mostrámos que é possível fazer tudo isto sem gastar rios de dinheiro. É outra característica do nosso projeto: não dá lucro, não dá prejuízo. É feito por voluntários, com paixão, dedicação e muita boa-vontade dos mais de 40 jovens que vestem esta camisola. Esse talento já foi por nós exportado para canais de referência como a RTP (Tomás Duran), a SIC (Sérgio Aleluia) e a CMTV (Mário Ribeiro). São apenas três exemplos.

Nestes três anos de existência, o site da Tomar TV cumpriu o seu propósito com valor e distinção. E porquê tudo isto? Porque esta quinta-feira é o dia em que damos o salto. Este é o novo visual do site da Tomar TV, que agora apresentamos. É a nossa aposta para a próxima temporada. Com um visual mais limpo, mais claro e mais funcional. Com uma vertente mais informativa, juntando o entretenimento que também tem lugar neste canal. Tudo devidamente separado e identificado, disponível no computador, no tablet, no telemóvel.

O nosso novo site, ainda mais moderno, prova que o compromisso se mantém: a Tomar TV é o portal de todos os tomarenses. Ao longo dos próximos tempos, será melhorado e incluirá novas funcionalidades. É uma plataforma viva, que muda, que se transforma. E onde continuaremos a trabalhar com o mesmo rigor, empenho e amor à camisola como temos feito desde o primeiro minuto.

Flávio Nunes
Diretor-geral da Tomar TV

Flávio Nunes
Flávio Nunes
Jornalista, diretor-geral e co-fundador da Tomar TV.
http://tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *