Sociedade

Exclusivo: Violant acusado de agredir verbalmente autor do blogue “Tomar na Rede”

O artista que está a pintar murais em Tomar está a ser acusado de insultar e derramar um café no jornalista tomarense José Gaio.

João Maurício, também conhecido por Violant, está a ser acusado de insultar e de derramar uma chávena de café no jornalista tomarense José Gaio, autor do blogue Tomar na Rede. O caso terá ocorrido na tare desta terça-feira no café Santa Iria, em Tomar. Em causa terão estado alguns artigos publicados por José Gaio na última semana, fazendo referência aos recentes trabalhos do artista na cidade de Tomar, nomeadamente ao mural “Velhos do Restelo” pintado junto ao Nabão. Ambos teriam combinado encontrar-se para falar do assunto.

A informação foi avançada à Tomar TV por uma testemunha e confirmada pelo próprio José Gaio, que não apresentou queixa às autoridades por considerar que “não vale a pena”. A Tomar TV falou também com João Maurício, que garantiu que as informações não são verdadeiras. O artista chegou mesmo a questionar “quem é o José Gaio?” e acabou por desabafar: “É engraçado como procuram mediocrizar o meu trabalho.”

“[O café] atingiu-me o cabelo, a camisa, as costas e o pescoço”, garante, em contrapartida, José Gaio, em declarações exclusivas à Tomar TV. “As ofensas que proferiu contra mim e essa agressão de atirar café contra mim gerou revolta nas pessoas ao ponto de também se envolverem na situação”, sublinhou, acrescentando que “gerou-se uma grande confusão, com pessoas a empurrarem-se e cadeiras no ar”. Já uma testemunha, que não quis ser identificada com receio de represálias, indica que “não houve ofensas corporais porque não calhou”.

Violant tem vindo a pintar murais em Tomar, trabalhos autorizados e apoiados pela Câmara Municipal de Tomar e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no âmbito do projeto “Caminhos”. Não é a qualidade dos trabalhos que tem sido posta em causa mas sim a localização, junto ao rio Nabão e numa das paisagens mais emblemáticas da cidade, o que colocou o mural “Velhos do Restelo”, que ilustra três idosos com ar ameaçador, no centro de uma polémica.

Num dos artigos, José Gaio escreve que nem João Maurício terá concordado com a localização, o que a Tomar TV não conseguiu confirmar. O jornalista e antigo diretor do jornal O Templário escreve ainda que “nas redes sociais, os tomarenses, de uma maneira geral, condenam a escolha do tema ‘Velhos do Restelo’ para aquele local”.

Noutro artigo publicado no Tomar na Rede, José Gaio avançou que a PSP terá interpelado o artista perto da parede junto à rotunda sul da cidade de Tomar por não ter informação de que aqueles trabalhos eram autorizados. Segundo o artigo, o artista teve de solicitar ajuda aos promotores da iniciativa para evitar complicações com os agentes.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

One thought on “Exclusivo: Violant acusado de agredir verbalmente autor do blogue “Tomar na Rede”

  1. Não está em causa o tema da pintura nem mesmo o talento do pintor mas sim, o motivo que levou João Mauricio (Violant), a expressar a sua “raiva” pelo local escolhido pela Câmara Municipal para este poder dar azo à sua imaginação. A ser verdade este fato e, o fato do mesmo ter agredido João Gaio da Tomar na Rede, apenas e só por este ter colocado no seu Blog, uma mera critica ao trabalho exposto, revela bem a personalidade do pintor e, neste sentido e como tomarense, acho uma aberração a pintura versus local, pelo que a Câmara Municipal devia intervir de uma forma eficaz e nada melhor que, usando os meios que tem ao seu dispor, mandar pintar a referida parede de forma a voltar ao seu estado original.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *