Diversos

Tempo: Índice ultravioleta mantém-se “muito elevado” até sexta-feira

16 distritos de Portugal Continental estão com níveis “muito elevados” de raios UV. Risco de Incêndio em Tomar é elevado.

As indicações são do Instituto Português do Mar e Atmosfera e da Autoridade Nacional para a Proteção Civil. Os níveis de exposição ultravioleta em Santarém estarão no nível nove até sexta-feira, ou seja, em níveis “muitos elevados”.

Apesar das previsões de céu nublado e com temperaturas máximas a não ultrapassar os 28ºC, Tomar está entre os muitos concelhos portugueses onde os níveis UV são mais preocupantes, uma vez que o nível “muito elavado” é o segundo mais alto de uma escala de cinco.

Relativamente ao risco de incêndio, os dados da Autoridade Nacional para a Proteção Civil apontam que o concelho tomarense está com nível elevado durante esta semana, pelo que as queimadas não são aconselhadas.

Para as regiões com risco UV “muito elevado” e “elevado”, o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtragem UV, chapéu, t-shirt e protetor solar, aconselhando também a não-exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam da seguinte forma:
– Menor ou igual a 2 é “Baixo”;
– Entre 3 e 5 é “moderado”;
– Entre 6 e 7 é “elevado”;
– Entre 8 e 10 é “muito elevado”;
– Superior a 11 é “extremo”.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *