Sociedade

Saiba como ajudar os bombeiros e as vítimas do incêndio

Toda a ajuda pode fazer a diferença. Não hesite e veja como pode ajudar as vítimas do incêndio no distrito de Leiria.

Ainda com várias frentes ativas, os bombeiros que combatem as chamas e as vítimas desta tragédia precisam de apoio. Como tal, a sociedade civil rapidamente organizou formas de contribuir para a onda de solidariedade que se está a gerar em todo o país.

Se quer participar, a maneira mais simples é informar-se junto do quartel de bombeiros mais próximo da sua área de residência sobre o estado da situação e quais os bens mais precisos, visto que vários bombeiros do distrito de Santarém terem sido mobilizados para esta operação. Não faça qualquer doação de bens sem confirmar primeiro com o quartel, uma vez que, segundo a ministra da Administração Interna, começam a surgir problemas logísticos.

Se pretende prestar uma ajuda monetária, há muitas formas de o fazer. A Caixa Geral de Depósitos abriu uma conta solidária com o nome Unidos Por Pedrogão e os dados para as doações são os seguintes: Conta Solidária Caixa 0001 100000 330; IBAN PT 50 0035 0001 00100000330 42.

O Novo Banco também decidiu fazer o mesmo, abrindo na sua plataforma de solidariedade, a NB Crowdfunding, uma conta solidária. Os dados são: Conta Solidária NOVO BANCO 0003 40461950; IBAN PT 50 0007 0000 0034046195023.

Junto da Cáritas também poderá fazer o seu donativo: Conta Cáritas (Caixa Geral de Depósitos): 0001 200000 730; IBAN PT 50 0035 0001 00200000 730 54. Em comunicado a Cáritas Portuguesa adiantou também que: “Face à situação de emergência, chegou à Cáritas Portuguesa o pedido de angariação dos seguintes bens: lençóis e cobertores de verão, atoalhados e roupa de criança. Estes bens podem ser entregues nas Cáritas Diocesanas, a partir desta segunda-feira, dia 19 de junho. Porque é uma resposta de emergência, não há condições de se fazer qualquer tipo de triagem pelo que se apela a que todos os bens estejam em condições de utilização imediata.”

Se pretende aliar-se a um músico para ajudar as vítimas desta tragédia, pode sempre assistir a David Fonseca e vários outros artistas leirienses que subirão ao palco do Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria no dia 24 de Junho às 21h30 para um concerto solidário. O preço dos bilhetes é de 15€ e estarão à venda no local do espetáculo já nesta segunda-feira.

Em Lisboa, segundo avançou Vasco Sacramento no Facebook, no dia 27 decorrerá no MEO Arena um concerto solidário ainda com artistas por anunciar. Este concerto será transmitido em direto na RTP. Por fim Vasco Sacramento rematou: “Ninguém vai ganhar um tostão com isto e todas as receitas obtidas reverterão para o apoio às vítimas e à reconstrução das áreas afectadas. Mais informações nas próximas horas. Agora é preciso encher a MEO Arena.”

Os Portugueses são um povo solidário. Como puder, alie-se a esta causa e faça jus a esta característica. Ajude como puder as vítimas desta grande tragédia e quem luta pela segurança das populações.

Editado por Flávio Nunes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *