Regiões

Aldeias de Mação ameaçadas pelo fogo durante toda a noite

Pouco se dormiu na localidade de Amêndoa esta noite. As chamas vieram de Vila de Rei e ameaçaram esta e outras aldeias de Mação.

Foi em sobressalto que a população de Amêndoa passou a madrugada desta terça-feira. O fogo, que começou na sexta-feira em Ferreira do Zêzere, alastrou para Vila de Rei e, daí, chegou ao concelho de Mação.

Do topo do miradouro, pelas 3h da manhã, era possível avistar várias colunas de fogo. Numa delas, as chamas estavam bem próximas de habitações, ameaçando ainda as aldeias de Chão de Codes e Chão de Lopes.

No terreno, vários foram os populares que apoiaram os bombeiros no combate às chamas. Em Amêndoa, as máquinas de rasto não descansaram durante praticamente toda a noite.

Em declarações exclusivas à Tomar TV, António Louro, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Mação, afirmou que ainda não havia, por volta daquela hora, significativa área ardida no concelho. O engenheiro reconheceu, no entanto, um problema estrutural na gestão das florestas e prevenção dos incêndios.

Durante a madrugada não terá havido registo de feridos nem de habitações ardidas no concelho neste incêndio em particular. No entanto, segundo o autarca, já arderam 15 habitações em Mação em incêndios nas últimas semanas, num prejuízo avaliado em mais de meio milhão de euros.

Por Flávio Nunes, Tomás Duran, Orlando Oliveira e Rúben Gameiro.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *