Sociedade

Burla telefónica circula em Portugal através de números internacionais

A GNR já emitiu um aviso à população para evitar que o problema se alastre.

Há uma burla informática a circular em Portugal e que envolve chamadas telefónicas a partir de números com indicativos internacionais. O esquema, que poderá ter origem em países como a Bielorrússia, a Letónia ou o Afeganistão, consiste em chamadas para várias pessoas com o objetivo de copiar contactos, informações pessoais, dados de contas bancárias e cartões de crédito. Para além disto, são cobrados valores monetários.

As chamadas são feitas mas as “vítimas” não têm qualquer oportunidade de atender, uma vez que o toque demora poucos segundos.

Testemunha de uma destas chamadas, uma cidadã contou à redação da Tomar TV que recebeu uma chamada de um número com indicativo internacional e que não conseguiu atender de imediato. Devolvida a chamada, ouviu do outro lado uma voz feminina a indicar que “havia um familiar meu a tentar contactar-me e para não desligar a chamada. Disseram-me também que a chamada que estava a fazer não era cobrada e para aguardar”, contou a mulher, que não quis ver a sua identidade revelada.

“Passados uns 10 minutos, continuei sem resposta e acabei por desistir”, concluiu.

Vários acontecimentos como este — denunciados pelos cidadãos às operadoras telefónicas — levou as mesmas a emitir avisos para que as chamadas provenientes destes números não sejam atendidas e que não seja feito qualquer retorno.

Também o Comando Nacional da GNR já emitiu um aviso à população para que estas chamadas sejam ignoradas e que, em caso de dúvida, que contactem as operadoras telefónicas para pedir mais informações.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *