Sociedade

Transportes urbanos de Tomar são gratuitos no dia europeu sem carros

Hoje assinala-se o dia europeu sem carros. Em Tomar há um conjunto de iniciativas relacionadas com a sustentabilidade e os TUT são gratuitos.

Sexta-feira, 22 de Setembro, é o Dia Europeu Sem Carros e Tomar, mesmo não aderindo oficialmente à data, não deixará de a assinalar com um conjunto de iniciativas que pretendem incentivar a redução do uso do automóvel em defesa do ambiente e da saúde pública.

Assim, hoje a utilização dos Transportes Urbanos de Tomar será gratuita. Experimente e vai ver que é uma excelente opção para quem circula na cidade e arredores.

Pode também informar-se melhor sobre este tema vendo a exposição “Mobilidade sustentável”, que está patente no CMIA (Mata dos Sete Montes) até 29 de Setembro.

Mas esta será também a data de lançamento de um concurso para crianças e jovens estudantes sobre a temática. Intitulado “Menos carros, mais ar puro” é de âmbito municipal e tem como propósito sensibilizar os participantes e munícipes em geral para as consequências ambientais resultantes do uso abusivo e inadequado dos veículos motorizados particulares, nomeadamente o automóvel, privilegiando os transportes mais ecológicos, como os transportes públicos, a bicicleta e andar a pé.

Pretende-se que os participantes elaborem um cartaz ou maqueta alusivo ao tema da mobilidade sustentável, com a possibilidade do cartaz vir a integrar o layout de divulgação das iniciativas do Dia Europeu Sem Carros 2018. O concurso é composto por duas categorias, uma de Pré-Escolar e 1º Ciclo e outra de 2º e 3º Ciclo e Secundário.

As normas de participação serão enviadas para as escolas e publicitadas no site do Município, devendo as inscrições ser feitas até 27 de Outubro e os trabalhos entregues até 23 de Março.

Todos os trabalhos que cumprirem as normas serão expostos de 26 de Março a 6 de Abril de 2018, no CMIA, sendo a votação ponderada com 40% da votação dos visitantes e 60% da votação de um júri a indicar pelo Município.

Será atribuído um prémio a cada categoria: Kit pedagógico alusivo à mobilidade sustentável para Pré-Escolar e 1º Ciclo e oferta da inscrição anual além de 10 entradas gratuitas para a piscina, em Regime Livre (a usufruir no Complexo Desportivo de Tomar) para o 2º e 3º Ciclo e Secundário.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
http://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *