Notícias Sociedade

ESN Tomar promove Erasmus para estudantes com deficiência

Secção tomarense associa-se à Semana ExchangeAbility, uma iniciativa de inclusão que decorre a nível europeu.

O programa Erasmus assinala três décadas este ano. E o que poderia ser melhor do que dedicar uma semana a tentar que mais alunos com deficiência participem em programas de mobilidade? Desde o passado dia 20 de março e até 26 de março, a ESN e os voluntários de mais de 500 secções dedicarão tempo e esforços à celebração da Semana ExchangeAbility.

A ExchangeAbility Week é uma iniciativa do projeto ExchangeAbility que reunirá a Europa através de eventos que promovem os programas de mobilidade disponíveis para todos os alunos, com ênfase nos estudantes portadores de deficiência. No conjunto, a iniciativa visa tornar a Europa um espaço mais inclusivo e acessível, promovendo não só a mobilidade, mas também a sensibilização para os obstáculos que os estudantes com deficiência enfrentam diariamente.

Estudar no estrangeiro está a tornar-se mais popular e uma quantidade cada vez maior de estudantes estão a fazê-lo. No entanto, quando se trata de estudantes com deficiência, os números não estão a aumentar na mesma taxa. É por isso que a Erasmus Student Network acredita que é altura de melhorar as condições para estes estudantes, com o objetivo paralelo de tornar a ESN mais inclusiva e acessível como organização.

Durante ExchangeAbility Week, as secções da ESN de toda a Europa organizam eventos e atividades no âmbito do projeto ExchangeAbility. Os membros da ESN irão educar os alunos e colegas voluntários sobre o tema da deficiência e, assim, contribuir para uma sociedade e organização mais inclusivas. Promoverão igualmente a mobilidade dos estudantes com deficiência, difundindo a mensagem sobre as oportunidades disponíveis, partilhando depoimentos daqueles que o fizeram e mapeando a acessibilidade dos campos universitários.

A organização acredita que é capaz de “fazer uma mudança”, acrescentando que “todos são bem-vindos para se juntar”. “Como celebração do trigésimo aniversário do programa Erasmus, faz ainda mais sentido reunir-se e difundir a palavra, agir e, numa última análise, celebrar esta semana, lutando ativamente por um mundo onde a inclusão é um padrão, especialmente quando se trata de Educação no Ensino Superior e suas oportunidades”, refere a ESN Tomar em comunicado.

“A deficiência é de facto uma possibilidade e a ESN quer que todos tenham as mesmas oportunidades. Temos a certeza de que queremos participar e fazer a nossa contribuição”, conclui a instituição.

Informação cedida pela ESN Tomar.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
https://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *