Sociedade

Câmara de Tomar demoliu quatro barracas no bairro do Flecheiro

Famílias ciganas foram realojadas, mas teriam de demolir as barracas. Acordos não cumpridos levaram a autarquia a intervir.

A Câmara Municipal de Tomar demoliu quatro barracas no bairro do Flecheiro na manhã desta quinta-feira. A operação contou com o apoio da PSP e surge na sequência do realojamento noutros locais das famílias que ali habitaram. O bairro é composto maioritariamente por pessoas de etnia cigana que, durante décadas, se foram fixando naquela zona à entrada da cidade.

Em declarações à rádio Hertz, o vice-presidente da autarquia, Hugo Cristóvão, explicou que as demolições foram uma medida tomada após o incumprimento de um acordo com o município por parte dos proprietários das barracas. “O comprometido com as famílias, à medida que são realojadas, é que os próprios fazem a demolição da sua barraca. Quando isso não acontece, naturalmente temos de assumir uma posição de força, e pedagógica, para mostrar que o processo é para levar a sério e para continuar”, indicou.

As quatro barracas, alegadamente desabitadas, “não tinham sido demolidas pelos próprios”, pelo que a Câmara Municipal acabou por intervir. “Começámos há três anos o levantamento e registo de todas as pessoas ali existentes e definimos o plano de atuação para, com os meios disponíveis, ir retirando e integrando aquela população noutros locais, resolvendo a questão da habitação”, indicou o autarca, reconhecendo que “os passos têm sido demorados porque os meios são poucos”.

A autarquia garante que já reduziu em um terço o número de pessoas que habitam no Flecheiro e que tem “impedido que outras pessoas ali se possam fixar”, acrescentou Hugo Cristóvão. Em 2013, haveriam ali 230 pessoas instaladas. O autarca partilhou algumas fotografias e reações a partir do local no seu perfil no Facebook:

A manhã hoje foi pelo Flecheiro. Passo a passo.

Publicado por Hugo Cristóvão em Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018

Ah e tal, "há lá barracas melhores que a minha casa"…

Publicado por Hugo Cristóvão em Quinta-feira, 25 de Janeiro de 2018

Foto de destaque por Hugo Cristóvão/Facebook.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
https://www.tomartv.com

2 thoughts on “Câmara de Tomar demoliu quatro barracas no bairro do Flecheiro

  1. Quem visita Tomar entrando por S.Lourenço, tem-se deparado com a sala de visitas das barracas. Neste local pode ser criado um parque para estacionamento e apoio a autocaravanas, com muitas vantagens:
    Não precisam circular pela cidade, libertam parque de campismo e estacionamento do mercado, atraem turistas nacionais e estrangeiros e ocupam o espaço todo o ano. Quem agarra nisto?

  2. Voces tem a mania de por flexeiro mas nem todos da etnia cigana pertencem ao flexeiro,dizem que foram acampando no flexeiro isso e uma grande mentira,os que pararam ali nao pertencem ao flexeiro,nos do flexeiro viemos da quinta de santo andre,era para ficar- mos no flexeiro so 6meses ate o sr.joao salvador fazer as casas, mais uma nota nem todos os ciganos pertencem ao flexeiro voces jornalistas tem a mania de meter sempre flexeiro,isso sao so mentiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *