▷ Destaques Economia

Deputado tomarense Hugo Costa culpa PSD pelo fecho de balcões dos Correios

O tomarense Hugo Costa, deputado do PS, garante que o “anterior Governo” tem culpas no fecho de 22 balcões dos CTT no país.

O socialista tomarense Hugo Costa, deputado da Assembleia da República, defende que o PSD tem culpas no cartório no que toca ao fecho de 22 lojas dos CTT no país, anunciadas pela empresa no início deste ano. Dois desses balcões são no distrito de Santarém, mais propriamente em Alpiarça e também em Alferrarede, concelho de Abrantes.

Num artigo de opinião publicado esta semana no jornal MedioTejo.net, o socialista Hugo Costa escreve que “a culpa destes encerramentos é clara”: “O anterior Governo, com obsessão ideológica, que privatizou monopólios naturais importantes para a soberania.” A privatização dos CTT foi um processo concluído em 2013.

Na visão do deputado do PS, “a atual administração”, liderada por Francisco de Lacerda, “segue as regras de gestão privada”. “O denominado banco postal (licença bancária entregue pelo estado no processo de privatização) apresenta-se como a prioridade, mas mesmo este, com resultados ainda distantes do economicamente viável. Quem deve assumir a responsabilidade do que se passa é quem privatizou ativos estratégicos tão relevantes”, reitera Hugo Costa.

O socialista conclui, lembrando que “os deputados eleitos pelo distrito de Santarém questionaram o ministro do Planeamento e das Infraestruturas sobre a situação”.

Os CTT têm estado no centro da agenda política, depois de a Anacom ter concluído que, em 2016, 2,3 em cada 1.000 cartas não chegaram ao destino no prazo máximo de 15 dias.

Além disso, sucessivos trimestres de quebra nas receitas levaram os Correios a avançarem para um plano de reestruturação: a empresa planeia rescindir com até 1.000 trabalhadores até 2020 e vender algumas dezenas de ativos imobiliários, tendo ainda reduzido os salários da administração e o dividendo pago aos acionistas. Em causa, a quebra no volume do correio resultante da digitalização das comunicações.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
https://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *