▷ Destaques Notícias

Exclusivo: Fotografia do incêndio em Leiria no World Press Photo

Imagem viral do fogo que consumiu o pinhal de Leiria foi submetida para o World Press Photo 2018, um dos maiores concursos de fotojornalismo do mundo.

A fotografia do incêndio que consumiu grande parte do pinhal de Leiria em outubro foi submetida para a edição deste ano do World Press Photo, um dos maiores concursos mundiais de fotografia do mundo, apurou a Tomar TV. A imagem mostra a linha do horizonte completamente preenchida pelo fumo do incêndio de 15 de outubro, e fez a capa do Jornal de Notícias e de outros jornais na segunda-feira seguinte.

A Tomar TV sabe que Hélio Madeiras, autor da imagem, foi sondado para a inscrição da fotografia no concurso e que aceitou. Os nomeados para o concurso serão anunciados a 14 de fevereiro e a cerimónia final, onde se conhecerão os vencedores das várias categorias, decorrerá entre 13 e 14 de abril em Amesterdão, Holanda.

O World Press Photo distingue todos os anos, desde 1955, as fotografias mais marcantes captadas no ano anterior. As fotografias são submetidas a um processo de verificação e não podem ser manipuladas pelo autor: “O conteúdo da imagem não pode ser alterado mediante a adição, rearranjo, reversão, distorção ou remoção de pessoas e/ou objetos do enquadramento”, lê-se nas regras do concurso.

Caso seja aceite, a fotografia será nomeada para o concurso. Se for uma das vencedoras, fará parte de uma reconhecida exposição a realizar em 45 países e que é vista, todos os anos, por mais de quatro milhões de pessoas. As fotografias vencedoras também farão parte do álbum fotográfico publicado anualmente por aquela organização sem fins lucrativos.

Imagem original submetida para o concurso:

Créditos fotográficos: Hélio Madeiras

Flávio Nunes
Flávio Nunes
Jornalista, diretor-geral e co-fundador da Tomar TV.
https://tomartv.com

2 thoughts on “Exclusivo: Fotografia do incêndio em Leiria no World Press Photo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *