Economia Regiões

Governo estuda portagens mais baratas no interior do país

Portagens ficaram mais caras no início do ano, mas preços mais baixos no interior do país é uma medida em cima da mesa, admitiu o Governo.

O Governo está a avaliar a possibilidade de reduzir os preços das portagens no interior do país, uma medida que, a avançar, poderá beneficiar os cidadãos que se desloquem em autoestradas como a A13, que também passa no concelho de Tomar. Como referido na comunicação social, as portagens mais caras prejudicam mais o interior, pelo que o executivo admitiu que a redução dos preços nestas regiões é uma ideia em cima da mesa.

Numa conferência no final do Conselho de Ministros, o ministro Adjunto, Pedro Siza Vieira, referiu que um eventual corte nas portagens do interior poderá “contribuir para a competitividade da atividade económica” nessas zonas. Por outras palavras, poderia incentivar algumas empresas a desenvolverem operações no interior e ajudar à descentralização.

Citado pela agência Lusa, Pedro Siza Vieira afirmou: “Confirmo que, de facto, o ministério do Planeamento e das Infraestruturas está a fazer essa avaliação [de reduzir os preços das portagens no interior de Portugal], sempre no sentido de contribuir para a competitividade da atividade económica no interior, na medida em que o objetivo do Governo é incentivar o investimento, como forma de criação de emprego e retenção e atração de populações. Essa é uma ferramenta que o ministério do Planeamento e Infraestruturas está a ponderar.”

As portagens ficaram mais caras no início do ano, um facto que o ministro Adjunto justifica com uma atualização dos preços ao nível da inflação. Como recorda a agência, esta semana foi aprovado um voto de indignação da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela pelo aumento do preço das portagens na A23 e na A25.

Imagem ilustrativa por Wikimedia Commons.

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
https://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *