Cultura

Festa dos Tabuleiros em 2019? Os tomarenses vão decidir

Ainda não se sabe quando mas uma coisa é já certa: é o povo tomarense que decide. E quem será o mordomo?

Falta pouco mais de um ano e meio para a Festa dos Tabuleiros. Em julho de 2019, o povo tomarense sai à rua para celebrar em honra do divino Espírito Santo. Anabela Freitas ainda não convocou os cidadãos de Tomar para comparecerem nos Paços do Concelho mas não faltará muito para o fazer, uma vez que há duas grandes decisões para tomar: haverá festa em 2019? E quem será o Mordomo?

A 12 abril de 2014 o povo reuniu-se na Câmara Municipal e, em voz alta, decidiu que se realizaria a festa de 2015 e o nome de João Victal foi aclamado para ser a figura central. A Tomar TV sabe que o tomarense não quer continuar a assumir o cargo, tendo manifestado publicamente a intenção de o passar a outra pessoa. No entanto, centenas de pessoas já se uniram no Facebook a pedir que João Victal aceite, pela quarta vez consecutiva, ser o mordomo da festa.

Para além de Victal há outros nomes “na corrida” para o cargo como José Perfeito e Maria João Morais que, a ser escolhida pelo povo, será a primeira mulher a “conduzir” os destinos da Festa dos Tabuleiros.

Como acontece a decisão?
Manda a tradição que o povo se reúna nos Paços do Concelho a convite do Presidente da Câmara e que, em voz alta e de braços no ar, dê o “sim ou não” à festa grande, seguindo-se a escolha do mordomo também por aclamação. No final, lançam-se foguetes a partir da Praça da República para comunicar aos tomarenses que haverá festa no ano seguinte.

Reveja aqui as reportagens da Tomar TV sobre a Festa dos Tabuleiros de 2015:

Tomar TV
Tomar TV
Redação da Tomar TV.
https://www.tomartv.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *